SAMHAIN - 01 de MAIO

SAMHAIN - 01 de MAIO
TODO FIM é UM RECOMEÇO

sábado, 2 de outubro de 2010

OSTARA (21 de SETEMBRO)


OSTARA - EQUINÓCIO DE PRIMAVERA
TAMBÉM CONHECIDO COMO "RITOS de PRIMAVERA" E "DIA de EOSTRE" DEMARCA O PRIMEIRO DIA REAL DA PRIMAVERA QUE PODE SER SENTIDO NA SÚBITA MUDANÇA ENTRE O DORMENTE INVERNO E O COLORIDO E VERDEJANTE DESPERTAR DAS FLORES, NESSE PERÍODO OS DIAS E NOITES TEM A MESMA DURAÇÃO, A LUZ VENCE A ESCURIDÃO, LEVANDO OS ANIMAIS A SAÍREM DE SEU REPOUSO E SEREM CONDUZIDOS AO CORTEJO E REPRODUÇÃO. É UMA ÉPOCA ONDE A NATUREZA NOS BRINDA COM TODAS AS SUAS CORES, AROMAS E TEXTURAS AFIM DE NOS ACORDAR E POR EM MOVIMENTO NOSSOS CICLOS INTERNOS E EXTERNOS DE SOBREVIVÊNCIA. TUDO FICA MAIS ATRATIVO E COLORIDO, NOS INCITANDO A EXPERIMENTAR, DEGUSTAR, CHEIRAR, E DESFRUTAR DO ESPETÁCULO QUE NOS É COLOCADO AOS PÉS TODOS OS DIAS, CADA QUAL COM SUA PALETA DE CORES E TEXTURAS. É TEMPO DE BRINDARMOS A FERTILIDADE, TANTO DO SOLO QUE SE FERTILIZA COM AS PODEROSAS CHUVAS QUE INSEREM NO SEU VENTRE AS DORMENTES FOLHAS DO INVERNO, COMO EM NOSSOS IDEAIS, POIS É UM PERÍODO QUE NOS INCITA MOVIMENTO E AÇÕES JÁ QUE O TEMPO ESTÁ ABERTO, COLORIDO E CONVIDATIVO!
A DEUSA E O DEUS EM OSTARA
A DEUSA COBRE A TERRA COM SEU MANTO DE FERTILIDADE, ENQUANTO O DEUS CAMINHA SOB SEU SOLO DESFRUTANDO DA DIVERSIDADE DE CORES E AROMAS OFERECIDOS PELA MESMA, DESENVOLVENDO-SE E AMADURECENDO SEU POTENCIAL DE FORÇA ATIVA E FECUNDADORA!
RITUAL e PREPARAÇÃO DO ALTAR PARA O SABBAT DE OSTARA
DEVE-SE COLOCAR FLORES NO ALTAR E AO REDOR DO CÍRCULO, PODE-SE TAMBÉM ADORNAR AS VESTES E OS CABELOS COM AS MESMAS! RECITE UM CANTO OU POESIA DE BÊNÇÃOS, ACENDA AS VELAS E O INCENSO E INVOQUE OS DEUSES DA MANEIRA QUE MAIS LHE AGRADAR! TOQUE AS PLANTAS CONECTE-SE COM A ENERGIA VIVA DENTRO DELAS, SENTINDO-AS COMO SERES VIVENTES E ENERGETICAMENTE ATIVOS, FALE COM ELAS E OUÇA COM O CORAÇÃO SUAS RESPOSTAS! AGRADEÇA PELA SUA EXISTÊNCIA, GRATUITA E ESPETACULAR! E ADMIRE CADA PINCELADA DE CORES QUE AS COMPÕEM! MEDITE SOBRE AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA NATUREZA AO SEU REDOR E PROPONHA A MUDAR SEU INTERIOR AFIM DE ACOMPANHÁ-LA, AGRADEÇA ESSA ENERGIA FORNECIDA PELA TERRA E FINALIZE O RITUAL COM TRABALHOS MÁGICOS SE NECESSÁRIOS!










SÍMBOLOS, AROMAS e ERVAS DE OSTARA
INCENSO PARA SABBAT DE PRIMAVERA:
- 3 PARTES DE OLÍBANO;
- 2 PARTES DE SÂNDALO;
- 1 PARTE DE BENJOIM;
- ALGUMAS GOTAS DE ÓLEO DE PATCHOULI;
EQUINÓCIO DE PRIMAVERA:
- DATA: 21 á 23 DE SETEMBRO;
- SIGNIFICADO: INÍCIO, PLANTIO;
- SÍMBOLOS: OVO, SEMENTE, CONCHA;
- AROMAS: JASMIM, MORANGO, VIOLETA e SÁLVIA;
- ALIMENTOS: FRUTAS, OVOS e LEITE;
- ASSUNTOS PARA ENCANTAMENTOS: COMEÇAR NOVOS PROJETOS;

- RITUAL: DECORE OVOS PINTANDO-OS DE DOURADO OU CORES ALEGRES OFEREÇA ELES AOS DEUSES E ATIRE-OS EM UMA FOGUEIRA NOVA OU ENTERRE-OS EM SOLO FÉRTIL!
- CURIOSIDADES: A PÁSCOA CRISTÃ É UMA VERSÃO DOS ANTIGOS RITUAIS PAGÃOS DA FERTILIDADE (PRIMAVERIS), SENDO QUE O COELHO E O OVO SÃO SÍMBOLOS DE RENOVAÇÃO E FERTILIDADE DA NATUREZA!

SEJA COMO FOR, FAÇAM SEUS RITOS COM O CORAÇÃO, LEMBRANDO QUE ALGUÉM ATENTO COM OS SENTIDOS ABERTOS AO UNIVERSO E A NATUREZA É CAPAZ DE TRANSFORMAR UM "SIMPLES" VOAR DE PÁSSARO OU UMA BELA FLOR EM UM GALHO NUM COMPLETO E CALOROSO RITUAL!

..."ELA MUDA TUDO QUE ELA TOCA! TUDO QUE ELA TOCA MUDA!"...
BLESSED BE!

domingo, 1 de agosto de 2010

IMBOLC - 01 de AGOSTO

A DEUSA EM MINHA JANELA...É incrível como a natureza da sinais claros de sua sabedoria, notei que todas as orquídeas da janela de meu quarto soltaram botões e se abriram me presenteando com um festival de cores e perfumes que são reforçados pelo frio das manhãs característico desses dias de inverno! É CLARO...É CHEGADO IMBOLC! TEMPO DE FERTILIZAÇÃO, OS BROTOS DESPERTAM E OS CAULES GERAM BOTÕES...A DEUSA NOS CHAMA, NOS AVISA, NOS PRESENTEIA...basta estarmos de ouvidos e olhos abertos RECEPTIVOS AO SEU CHAMADO!



IMBOLC- Dedicado à Deusa Brigit, Deusa da Fertilidade, da Feminilidade que agora já recuperada do parto do Deus Sól prepara-se para retornar mais forte e bela na próxima primavera! É UM PERÍODO DEDICADO À PURIFICAÇÃO E À FERTILIDADE! O fogo, muito utilizado durante os rituais representa nossa própria purificação e o retorno do calor interno que germina novos frutos ideias e projetos! Na natureza isso é notado pelos dias que ficam mais longos quentes e iluminados!



RIUAL de IMBOLC - Um símbolo da estação como a representação de um floco de neve, uma flor branca pode ser depositado no altar. Uma vela laranja, ungida com óleo de canela, almíscar olíbano ou alecrim também pode estar presente, prepare o altar, acenda as velas e o incenso e crie o círculo, cante e recite bênçãos, invoque a Deusa e o Deus acenda a vela laranja e a vermelha do altar e diga palavras que remetam ao despertar da fertilidade, agradecendo por mais um despertar após um período de descanso da natureza! Pare diante do altar, observe as chamas das velas e visualize sua vida florescendo em criatividade energia e forças renovadas, esse é um bom momento para deitar cartas e olhar para o futuro, o círculo é desfeito...

CORRESPONDÊNCIAS do PERÍODO:DATA: 01 ou 02 de Agosto
SIGNIFICADO: Limpeza e Organização
SÍMBOLOS: Vassoura e Luzes
CORES: Rosa, vermelho, laranja e marron
AROMAS: Manjericão, Mirra, Almíscar, Olíbano
ALIMENTOS: Frutas secas e vinho
ASSUNTOS PARA ENCANTAMENTOS: Limpeza de ambientes e preparação para novos ciclos
APROVEITEM A ENERGIA DA DATA E FAÇAM UMA BELA FAXINA NAQUELA GAVETA ESQUECIDA, NAQUELA PRATELEIRA BAGUNÇADA, MENTALIZANDO QUE A ARRUMAÇÃO SEJA EM SUA VIDA, LIMPE COM O CORAÇÃO E DEPOIS ENFEITE ESTE ESPAÇO COMO SE ADORNASSE SUA EXISTÊNCIA...ABENÇOADOS SEJAMOS NÓS OS FILHOS DA DEUSA!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

MINHA LUA NOVA

TUDO NO UNIVERSO É CÍCLICO, PORTANTO ESSA ENERGIA CIRCULAR E INFINITA TAMBÉM SE REFLETE NOS ACONTECIMENTOS DE NOSSA VIDA COTIDIANA...ESTOU EM FASE DE RECONSTRUÇÃO PESSOAL...DIGAMOS QUE EM MINHA LUA NOVA. PORTANTO NÃO PODEREI POSTAR COM TANTA FREQUÊNCIA, PORÉM ASSIM QUE ME REORGANIZAR E MEU QUARTO CRESCENTE COMEÇAR A DESPONTAR NO CÉU DO MEU UNIVERSO PESSOAL VOLTO A VAGAR ENTRE AS ESTRELAS...DESEJEM-ME SORTE!
ABENÇOADOS SEJAMOS NÓS...FILHOS DA DEUSA!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

...TODOS NÓS VIEMOS DA DEUSA...


MÚSICA CELLEBRANDDO
...Todos nós viemos da Deusa
E a Ela voltaremos
Como a gota de chuva
Que corre pro oceano
Casco e chifre, casco e chifre
O que morre renascerá
Milho e grão, milho e grão
Os que caem germinarão
Todos nós viemos do Deus Sol
E a Ele voltaremos
como uma centelha
De fogo subindo ao céu
Casco e chifre, casco e chifre
O que morre renascerá
Milho e grão, milho e grão
os que caem germinarão...

sábado, 26 de junho de 2010

INSTRUMENTOS RITUAIS


O uso de instrumentos é comum em muitas religiões. Usados como símbolos de adoração e intento, direcionando o andamento do ato ritualístico, os instrumentos acabam se tornando parte importante da vivência mágica, pois cabe a eles comunicar o estado de consciência responsável pela prática mágica - o EU EMOCIONAL, que o Bruxo está disposto a realizar trabalhos mágicos, com elementos palpáveis e perceptíveis ao EU RACIONAL, possibilitando assim o contato com o EU DIVINO, responsável por fazer TUDO ACONTECER! Parece complicado? Pois o fato é que os instrumentos por si só não possuem poderes mágicos, sendo o folclore atribuído a alguns como VASSOURAS VOADORAS, VARINHAS MÁGICAS, ESPELHOS e BOLAS DIVINATÓRIAS muitas vezes o responsável por um erro comum e grave: A ATRIBUIÇÃO DE RESULTADOS SEJAM POSITIVOS OU NEGATIVOS A CERTO INSTRUMENTO OU TALISMÃ! Acreditar nisso pode ser a ruína do Bruxo, pois o ideal é alcançar um estado de desenvolvimento psíquico tal que o uso de instrumentos ou rituais para alcançar nossos objetivos torna-se desnecessário, sendo suficiente o DESEJO! Porém não devemos nos constranger por nutrir afeto a certos objetos ofertando-lhes cuidados e amor, pois uma coisa é certa em todas as línguas e religiões - AMOR GERA AMOR!

INSTRUMENTOS e suas ATRIBUIÇÕES RITUAIS:

- VELAS: Utilizadas para representar as DIVINDADES, os QUATRO ELEMENTOS NATURAIS e seu posicionamento no altar e no círculo através dos QUADRANTES (norte/ sul/ leste/ oeste) e os PROPÓSITOS MÁGICOS através de cores que remetam a um determinado objetivo!

- CALDEIRÃO: Representa o útero da DEUSA de onde tudo nasce e retorna, geralmente feito de metal negro associa-se ao interior da terra onde as sementes se rompem e germinam, usado para preparar poções, banhos, queimar ervas e pedidos em seu interior assim como para atos divinatórios quando cheio de água pura e colocado sob o reflexo da Lua Cheia para ser olhado firmemente até que as imagens brotem de nosso subconsiente e apareçam na água. É um símbolo poderosamente feminino onde cada um dos seus três pés representam uma FACE DA DEUSA!

- ATHAME ou PUNHAL: Um símbolo masculino devido ao seu formato fálico este instrumento é atribuído ao DEUS, sua utilidade gera muitas fantasias e confusões conceituais, pois sua função é DIRECIONAR a ENERGIA INTERIOR como uma extensão de nossa mão e nossos dedos apontando e tocando tudo que se pretende energizar e desenhando no espaço formas, palavras, letras e até mesmo o CÍRCULO MÁGICO (ver posts anteriores). Por não possuir fio de corte em sua lâmina sua função não é cortar ervas e MUITO MENOS SACRIFICAR ANIMAIS o que é uma prática INTOLERÁVEL EM NOSSA RELIGIÃO! Seu cabo preto geralmente de madeira absorve a energia, sendo necessária sua "limpeza" energética eventualmente!

- BOLLINE: Faca de cabo branco com lâmina de corte utilizada para cortar ervas, galhos e fazer inscrições em velas!

- TAÇA: Assim como o caldeirão representa o útero da Deusa, onde é servida a bebida ritual como o vinho, leite, água etc...

- COLHER de PAU: Na época da inquisição os praticantes da arte faziam uso de ferramentas de utilidade doméstica em seus rituais, a colher é um exemplo disso! Seu formato fálico direciona a energia, podendo ter a utilidade prática de misturar ingredientes no caldeirão, gesto esse que por si só já representa o ato masculino de introdução e fertilização no útero!

- INCENSÁRIO: De utilidade prática (queimar incensos) é um importante instrumento geralmente relacionado ao elemento AR por causa da fumaça e ao elemento FOGO devido a brasa que consome o incenso.

- PENTAGRAMA: Uma estrela de cinco pontas feita de metal ou entalhada em madeira é talvez o instrumento mais popular da magia, possuindo vários significados como os cinco elementos - TERRA/ FOGO/ ÁGUA/ AR/ ÉTER, suas cinco pontas abertas podem representar um ser humano posicionado com braços e pernas abertos, alguns o atribuem especificamente ao elemento TERRA colocando ao norte do altar ou no centro utilizando para reenergizar os demais instrumentos. Pode ser colocado pendurado em portas e janelas para atuar como protetor e também muito usado como pingente no pescoço de praticantes para se reconhecerem como tais!

- VASSOURA: Não não existem vassouras voadoras! Elas são usadas para "varrer" energia negativa de ambientes sem tocar o chão, ou para a limpeza e preparação energética da área ritual. Simboliza a união do DEUS (cabo) e da DEUSA (pêlos) e quando colocada na porta de entrada da casa de cabeça para baixo protege a morada contra energias negativas e pessoas mal-intencionadas!

- SINO: De toque suave ou vigoroso dependendo do material que é feito emite sons que remetem á DEUSA usado para sua evocação em rituais assim como para alcançar estados alterados de consciência através da meditação sob seu som!
Esses são apenas alguns dos diversos instrumentos utilizados em rituais e práticas mágicas, sem contar com instrumentos que você pode adaptar e que tenham valor sentimental, sendo importante atribuir-lhe uma função clara e específica! PRODUZA SEMPRE QUE POSSÍVEL SEUS PRÓPRIOS INSTRUMENTOS pois assim eles já nascerão imbuídos de sua energia pessoal! Limpe enrgize seus instrumentos com frequência, guardando-os com carinho e cuidado se possível num local onde só você manuseie! NUNCA MEXA OU UTILIZE INSTRUMENTOS ALHEIOS SEM A PERMISSÃO DE SEUS DONOS! E lembre-se pratique muito pois COM AMOR E DEDICAÇÃO A PRÁTICA LEVA Á PERFEIÇÃO!...Abençoados sejam!

terça-feira, 22 de junho de 2010

ELEMENTAIS do FOGO - SALAMANDRAS


O Terceiro grupo de Elementais, são representados pelas Salamandras, que vivem no Éter atenuado e ESPIRITUAL que é o Invisível ELEMENTO FOGO. Sem elas, o FOGO material não existiria, um fósforo não pode ser aceso, e nem a pólvora explodiria.O ser humano é incapaz de se comunicar adequadamente com as Salamandras, pois elas reduzem a cinzas, tudo que delas se aproximam. Antigos místicos, preparavam incensos especiais de ervas e perfumes, para que quando queimados, pudessem provocar um vapor especial, e assim formar nos seus rolos as figuras das Salamandras, sentindo assim a sua presença. Antigos sábios sempre foram advertidos para manter distância delas, pois os benefícios que seus estudos trariam, não seria proporcionais, ao preço que se pagaria por eles. Possuem especial influência sobre os indivíduos de temperamento ígneo e tempestuoso. Tanto nos animais, quanto no homem, as Salamandras trabalham através do emocional, por meio de calor corpóreo, do fígado e da corrente sangüínea. Sem a sua assistência, não haveria calor. O elemento fogo intensifica a espiritualidade, a sua energia promove a destruição do que e velho e a edificação do que é novo. Ele é um elemento purificador. Os elementais do fogo estão presentes não apenas entre as chamas mas também em todos os meios, mesmo dentro do elemento terra e do elemento água. Onde quer que exista calor esses elementais estão presentes. Em tudo aquilo que estiver acima de zero grau os elementais do fogo estaram ali. Muitos fenômenos ligados à matéria dependem da presença deles como os vulcões. Estão associadas ao Sol e relacionadas à criatividade. São seres que favorecem a saúde, promovendo a cura de doenças e o bem estar em geral.


Para pedir sua proteção, à noite, acenda uma vela em qualquer lugar de sua casa, menos no banheiro. Sua cor preferida é o vermelho, vista uma roupa dessa cor, olhe fixamente para a chama da vela, enquanto faz o seu pedido.
CORRESPONDÊNCIAS DO ELEMENTO: FOGO

O Fogo é o elemento da mudança, vontade e paixão. Em um certo sentido ele contém dentro dele todas as formas de magia, pois a magia é o processo de mudança.
A Magia do fogo pode ser assustadora, os resultados se manifestam de forma rápida e espetacular. O fogo não é um elemento para os fracos. Entretanto, é o mais primal e por isso o mais usado. Este é o reino da sexualidade e da paixão. Ele não representa apenas o fogo sagrado do sexo, mas também a faísca de divindade que brilha dentro de nós e de todas as coisas vivas. Ele é, ao mesmo tempo, o mais físico e o mais espiritual dos elementos.
•Direção: Sul
•Nome do Vento Sul: Notus
•Energia: Projetiva, masculina
•Signos: Áries, Leão e Sagitário
•Trabalho ritual: Energia, espírito, calor, chama, sangue, vigor, vida, vontade, cura, destruição, purificação, fogueiras, lareiras, velas, sol, erupções, explosões, liberdade, mudança, visão, percepção, visão interior, iluminação, aprendizagem, amor, paixão, sexualidade, autoridade, a vontade de ousar, criatividade, lealdade, força, transformação, proteção, coragem, eu superior, sucesso, refinamento, as artes, evolução, fé, exercícios físicos, consciência corporal, vitalidade, autoconhecimento, poder.
•Lugares: Desertos, fontes termais, vulcões, fornos, lareiras, quarto de dormir (devido ao sexo), saunas, campos de atletismo, academias de ginástica.
•Cores: Vermelho, amarelo, cores do fogo, laranja, dourado.
•Formas rituais: Queimar, passar na fumaça ou derreter um objeto, erva ou imagem, velas e pequenas fogueiras.
•Natureza Básica: Purificante, destruidora, limpadora, energética, sexual, forte.
•Fase da Vida: Juventude
•Tipos de magia: Vela, tempestade, tempo e estrela.
•Tempo: Meio-dia.
•Estação: Verão
•Ferramentas: Bastão, lamparina ou velas, ervas ou papéis queimados.
•Espíritos: Salamandras, dragões do fogo, a consciência das chamas.
•Sentido: Visão
•Pedras e Jóias: Opala de fogo, jasper, pedras vulcânicas, cristais de quartzo, rubi, carnélia, rodocrosita, ágata.
•Metais: Ouro, latão.
•Incensos: Olíbano, Canela, Junípero.
•Plantas e árvores: Alho, hibisco, mostarda, urtiga, cebola, pimenta vermelha, canela, plantas espinhentas, buganvílea, cactos, grãos de café, amendoeira em flor.
•Animais: Dragões, leões, cavalos, cobras, grilos, louva-deus, besouros, abelhas, centopéias, escorpiões, tubarões, fênix, coiotes, raposas.
•É atraído por: Velas, incensos, lamparinas, fogo.
•Instrumentos: Guitarras, todos os instrumentos de corda.
•Símbolos: Relâmpago, Vulcões, arco-íris, sol, estrelas, larva.

sábado, 19 de junho de 2010

COMEMORANDO o YULE - 21 de JUNHO


SOLSTÍCIO de INVERNO (hemisfério Sul)
PREPARAÇÃO DO ALTAR:

O Altar é decorado com plantas como pinho, alecrim, louro, zimbro e azevinho, os quais podem ser usados para demarcar o Círculo de Poder. Folhas secas também podem ser colocadas sobre o altar. Encha o caldeirão, no altar ou em uma superfície a prova de fogo, até mesmo diante dele caso seja muito grande, com algum líquido inflamável (álcool), ou então coloque uma vela vermelha em seu interior. Prepare o altar, acenda as velas e o incenso (alecrim, cedro, mirra) e crie o círculo. Cante invocando a Deusa e o Deus, em pé diante do altar diga palavras como as seguintes:
- NÃO ME AFLIJO, EMBORA O MUNDO ESTEJA ENVOLTO EM SONO. NÃO ME AFLIJO, EMBORA OS VENTOS GÉLIDOS SOPREM. NÃO ME AFLIJO EMBORA A NEVE CAIA DURA E PÁLIDA. NÃO ME AFLIJO, LOGO ISSO SERÁ PASSADO!
Acenda o caldeirão ou a vela em seu interior usando fósforos longos ou uma outra vela, enquanto as chamas crepitam, diga:
- ACENDO ESSE FOGO EM SUA HONRA DEUSA MÃE, VOCÊ CRIOU VIDA A PARTIR DA MORTE, CALOR A PARTIR DO FRIO; O SÓL VIVE NOVAMENTE, O TEMPO DE LUZ ESTÁ CRESCENDO, BEM VINDO DEUS SOLAR QUE SEMPRE RENOVA! SALVE MÃE DE TUDO!
Circule o altar e o caldeirão lentamente no sentido horário e observando as chamas repita o seguinte por algum tempo:
- A RODA GIRA, O PODER QUEIMA...
Medite sobre o Sól e sobre as energias ocultas que adormecem no inverno, não apenas na Terra, mas em nós mesmos. Pense no nascimento não como o início da vida, mas sim sua continuação! Dê boas vindas ao retorno do Deus Sól. Após algum tempo pare diante do caldeirão novamente e diga mirando o fogo:
- GRANDE DEUS SÓL, SAÚDO TEU RETORNO. QUE BRILHES SOBRE A TERRA, ESPALHANDO AS SEMENTES E FERTILIZANDO O SOLO. A TI TODAS AS BÊNÇÃOS, Ó RENASCIMENTO DO SÓL!
TRABALHOS DE MAGIA PODEM SEGUIR SE NECESSÁRIOS, CELEBRE UM BANQUETE SIMPLES E DESFAÇA O CÍRCULO!

ERVAS DE SABBATS DE INVERNO´

Podem ser usadas como decoração do altar, como chás e até mesmo espalhadas em casa neste período:
AZEVINHO, VISCO, HERA, CEDRO, LOURO, ZIMBRO, PINHO, OFERENDAS DE MAÇÃS, LARANJAS, NÓZ MOSCADA, LIMÕES E BASTÕES DE CANELA!
fonte: Guia Essencial da Bruxa Solitária de SCOTT CUNNINGHAM

ATRIBUIÇÕES O SOLSTÍCIO de INVERNO
- DATA: 21 de JUNHO;
- SIGNIFICADO: COMEMORAÇÃO das REALIZAÇÕES;
- SÍMBOLOS: ÁRVORE e FOGO;
- CORES: BRANCO, OURO, VERMELHO e VERDE;
- AROMAS: CEDRO, ALECRIM, LOURO e PINHO;
- ASSUNTOS PARA ENCANTAMENTOS: CONFRATERNIZAÇÃO e DESCANSO do TRABALHO;
- RITUAL:

FAÇA PEQUENOS BOLOS de ESPECIARIAS e ALGUMAS VELAS PERFUMADAS. CONVIDE OS AMIGOS PARA UMA REUNIÃO FESTIVA e DÊ-LHES os BOLOS e as VELAS de PRESENTE!
fonte: O Verdadeiro Livro da Magia dos Aromas de IRENE LIBER

sexta-feira, 18 de junho de 2010

6ª CWED: WHORKSHOP MAGIA, MEDITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO: PRÁTICAS E EXERCÍCIOS DIÁRIOS DE UM BRUXO

CONFERENCISTA: CLAUDINEY PIETRO

Como era de se esperar, esse foi o whorkshop mais concorrido do evento, não somente pelo tema muito interessante e prático, mas também por ter sido ministrado pelo organizador, que demonstrou logo no início o porquê de sua popularidade, esbanjando carisma e desenvoltura em sua explanação! Os temas abordados foram:
- CONTEMPLAÇÃO ATRAVÉS DA MEDITAÇÃO ATIVA: aquela que você mesmo conduz sua própria intenção e CONTEMPLAÇÃO ATRAVÉS DA MEDITAÇÃO GUIADA: aquela onde você é conduzido através de palavras a alcançar certo estado de consciência, mais relacionado a hipnose.
- CRIAÇÃO DE OBJETIVOS ATRAVÉS DA VISUALIZAÇÃO: além da imaginação muito usada na prática mágica, você pode criar SIMBOLOGIAS, CORRESPONDÊNCIAS e ANALOGIAS que remetam ao objetivo desejado, lembrando sempre do seguinte:
..."SEMELHANTE ATRAI SEMELHANTE"..., ou seja, boas energias atraem boas energias e vice-versa, assim como ..."A PRINCIPAL FERRAMENTA PARA A EXECUÇÃO DE MAGIA É O SER HUMANO"..., temos em nosso corpo tudo o que necessitamos para executar um feitiço em qualquer ocasião e local, sendo a vontade e a mentalização as principais ferramentas para isso, nos livrando da necessidade dos aparatos mágicos, como instrumentos ritualísticos, velas, incensos que nem sempre temos em mãos!
A RESPIRAÇÃO RÍTMICA é uma ótima ferramenta para dispor nosso organismo ao trabalho mágico.Ex. RESPIRE TRÊS VEZES PROFUNDAMENTE (uma vez para cada SELF), INSPIRE e EXPIRE CORES que tenham a finalidade desejada, como o dourado para a prosperidade, o azul para a calma, o vermelho para coragem, etc...
..."A MAIOR FERRAMENTA DO SER HUMANO É A VONTADE"... e ..."IMAGINAR É FAZER MAGIA"... como nos diz o próprio termo i(MAGI)nar que provém de (MAGI)a.
- PADRÕES DE CONSCIÊNCIA:
- EU EMOCIONAL (SELF jovem): é a criança interior, responsável pelos instintos, pelo lúdico, a parte mais interessante para a MAGIA.
- EU LÓGICO (SELF discursivo): é a parte lógica e prática do ser, aquela que vive e racionaliza os problemas.
- EU DIVINO (SELF profundo): é a parte divina, sagrada que é capaz de transformar nossa existência e que não se comunica com o EU LÓGICO!
O INTUITO DA MAGIA É INTEGRAR AS TRÊS PARTES DO SER! Usando o EU EMOCIONAL como ponte entre o LÓGICO e o DIVINO que perderam contato através do tempo e a socialização e o embrutecimento do ser humano. Uma atividade prática para integrar os três EUS é com muita concentração encher uma vasilha com água e colocar nela uma flor, parece simples mas cada elemento desta prática tem seu significado, sendo a FLOR o EU DIVINO em contato com o EU EMOCIONAL representado pela ÁGUA (símbolo universal da emoção) e contidos pelo EU LÓGICO representado pelo RECIPIENTE, que atribui as características físicas de nosso corpo que sustenta os demais elementos!
Os chakras também podem ser usados na ativação dos padrões de consciência, sendo o CHAKRA BÁSICO, que situa-se entre o ânus e o órgão genital o domínio do EU EMOCIONAL, o CHAKRA FRONTAL ou terceiro olho, localizado no ponto central entre nossos olhos o domínio do EU LÓGICO e o CHAKRA SUPERIOR, localizado no topo de nossa cabeça o domínio do EU DIVINO uma meditação ativa nesses pontos é sempre muito eficiente para ativá-los assim como imaginar uma luz nascendo no chakra básico sendo projetada diretamente ao chakra superior e descendo ao chacra frontal ajuda a concretizar um objetivo!
Cantar, gesticular e bater palmas pode ser uma ótima maneira de expor ao universo nossas intenções, refrões simples repetidos ritmicamente podem funcionar como mantras afirmativos, veja:
..."HÁ UMA TRIPLA EM MIM"...(2X)
..."FLUA E REFLUA NESSA UNIÃO"...
..."HÁ UMA TRIPLA EM MIM"...(2X)
..."OUÇA O DESEJO DO MEU CORAÇÃO"...
REPITA O QUANTO FOR NECESSÁRIO COM VIGOR E FIRMEZA DE PENSAMENTO!
- CORDÃO ETÉRICO: é um cordão de energia que criamos com tudo e todos que conhecemos e temos contato, podendo ser útil ou prejudicial! Perceba com quais pessoas e situações mantemos esse cordão e com quais desejamos mantê-lo! Uma forma de quebrar ou fortalecer este cordão é imaginando o cordão referente a uma situação saindo de nosso umbigo e nos ligando a ela, distingua este cordão de alguma forma, imaginando-o mais brilhante ou colorido que os demais, e depois imaginado-o desintegrando-se ou fortalecendo-se de acordo com suas intenções! Pratique pois a prática leva á perfeição!
- ATERRANDO ENERGIA: quando chegar a um ambiente onde sinta a energia desfavorável ou confusa um método infalível para dispersar a energia incompatível é espalmar os pés e as mãos no chão e enviar a energia ruim para o centro da terra imaginando a mesma saindo pelas suas palmas, caso não seja possível encoste em uma parede e toque-a com as mãos, se possível deite-se de barriga para baixo pois o contato do umbigo com a o chão é um ótimo remédio!
- CRIAR ESCUDOS DE PROTEÇÃO: imaginar esferas de energia em sua volta, atribuindo-lhes textura, cores e formas, como por exemplo uma ESFERA de FOGO para queimar e filtrar as más vibrações, uma ESFERA DE ESPELHOS para refletir energias lançadas a você, e até mesmo esferas coloridas que remetam cada objetivo, reforce sempre seu escudo ao sair de casa, torne isso uma prática diária!
- SELAR OS ORIFÍCIOS DO CORPO: usar áqua do altar para untar os orifícios do corpo (todos sem excessão).
- ANIMAIS DE PODER: conhecer o quanto antes seu animal de poder ou ANIMAL TÓTEN, pois ele é seu guardião desde o ventre materno até sua passagem!

Essas são dicas que vem até mesmo desmistificar as práticas mágicas tidas como sobrenaturais aos alheios ao assunto, mostrando que o verdadeiro e poderoso instrumento da magia é a FÉ!

6ª CWED: WHORKSHOP LUGARES DRUÍDICOS

CONFERENCISTA: BANDRUIR - ESCOLA de DRUIDISMO e CULTURA CELTA - ESCOLA GERGÓVIA

O Whorkshop de Druidismo me esclareceu muitos conceitos que inicialmente ficam confusos e misturados para quem está começando a optar por um direcionamento, porém tem acesso somente ao que a bibliografia oferece. Inevitavelmente acabamos influenciados pela opinião pessoal do autor que nos oferece aquilo que suas vivências o ensinaram. Pude notar uma postura sólida da palestrante que afirmou a seriedade do tema que muitas vezes nos leva a divagações e fantasias garantindo que o DRUIDISMO NÃO É UMA FILOSOFIA DE VIDA, PORÉM UMA RELIGIÃO! Seguem alguns conceitos que achei interessantes:
- TERRAS FEÉRICAS: o termo feérico originou a palavra FADA - FAIR - FIR;
- O QUE SÃO AS FADAS? São os Deuses da natureza em seus vários aspectos - BOM/ MAL/ GENEROSO/ EGOÍSTA/ DÓCIL/ INDÓCIL e o mais interessante MASCULINO/ FEMININO, sim a palavra FADA serve para nomear seres reais de todos os gêneros habitantes de outras dimensões, muitas vezes temperamentais que desprezam o contato com humanos, porém aquela imagem de FADA BOAZINHA, FADA MADRINHA GENTIL E BELA, corresponde apenas uma das diversas características desses seres!
- OS DEUSES ou FADAS SÃO UM POVO NOBRE! Portanto quem interessar manter contato com os mesmos deve fazê-lo com postura e atitude á altura!
- POR QUÊ IR A UMA TERRA FEÉRICA? Tenha em mente que os Deuses Celtas sãs os Deuses do trabalho, portanto se a intenção for apenas adquirir benefícios, poderes e até mesmo favores materiais, saiba que os mesmos não atenderão pedidos superficiais sem a intenção de empenho e crescimento de quem solicita!
- COMO ENTRAR EM UMA TERRA FEÉRICA? Sempre com muito respeito e pedindo permissão ao guardião da terra almejada. Não faça oferendas que possam virar "lixo" na natureza como restos de velas e objetos diversos. Não minta e nem diga meias verdades pois o guardião sabe exatamente o que você deseja ao acessá-lo. Busque se curar primeiro, adquirindo conhecimento sobre o assunto e reafirmando seu propósito, tornado claras suas intenções e desejos. Ao entrar, aceite somente o que lhe for ofertado, não roube nada de lá, pois além de ser uma atitude ofensiva, pode gerar vínculos negativos com os habitantes daquele local e fechar portas impedindo seu retorno. Busque o alimento certo para cada Deus ou local a ser acessado, como por exemplo: COMA MAÇÃS PARA ACESSAR AS TERRAS DE AVALON, CHÁ DE DENTE DE LEÃO PARA O DEUS SÓL, CHÁ VALERIANA (moderado) PARA A DEUSA LUA, ALECRIM PARA TERRA DA SABEDORIA, etc...Descubra o quanto antes seu ANIMAL TÓTEN, pois ele será seu guia durante a estada auxiliará em sua saída!
- QUANTO TEMPO PERMANECER EM UMA TERRA FEÉRICA? O tempo em outras dimensões transcorre de maneira completamente diferente da nossa, podendo meros quinze minutos resultarem em quatro horas, além do efeito entorpecente causado pela experiência, que pode nos deixar atônitos por um bom tempo após o retorno! Por isso sempre que for se aventurar numa experiência dessas procure estar acompanhado de alguém!
- AGRADECER A VISITA E AS BENÇÃOS! Além de uma atitude educada, garante o bom recebimento em caso de retorno.
- NÃO MISTURAR DEIDADES NEM RELIGIÕES! Após obter aquilo que desejava, agradeça exatamente a deidade que lhe proporcionou o benefício!
- SABER EXATAMENTE O QUE QUER DE LÁ! Formule suas intenções previamente e demonstre firmeza em solicitá-las, isso transmite seriedade ao guardião, facilitando assim sua entrada.
- FAZER RITUAIS QUE SE ADAPTAM AS SUAS NECESSIDAES E PERSONALIDADE!

Confesso que duas horas foram poucas para tantas dúvidas e encantamento gerado pelo tema, tanto que houve uma enxurrada de perguntas que atrasaram a palestra que prometia uma vivência obtida com instrumentos musicais!

6ª CWED: WHORKSHOP TAMBORES e CANTOS NATIVOS PARA INTEGRAÇÃO

CONFERENCISTAS: JUNIOR PATTA e MARIANA PIRES

Foi o primeiro whorkshop do evento que participei e não poderia ser mais adequado! Entramos em uma sala cuidadosamente preparada com a seguinte disposição: ao centro uma placa circular com quatro cores: vermelho, amarelo, preto e branco, cada uma com uma vela branca já acesa em cima, incensos suaves criavam uma atmosfera mágica, tudo colocado em cima de um "tapete" de palha quadrado onde estavam um lindo tambor médio feito artesanalmente com madeira e pele, chocalhos e outros instrumentos tribais. Para nos receber estava um casal, ele, um descendente de índio com traços caboclos evidentes, ela, com cabelos lisos e pele clara, com traços indígenas norte-americanos, um XAMÃ brasileiro de mais idade e posteriormente um rapaz negro com estilo jamaicano que tocava lindamente um instrumento de sopro! Começaram com uma explicação da importância da música como instrumento ritualístico em diversas práticas mágicas e a diferença entre sons que ativam o elemento masculino com batidas rítmicas e dançantes e o elemento feminino com batidas introspectivas e meditacionais. Explicaram também o significado da placa redonda ao centro no chão e suas cores que simbolizavam cada uma um elemento da natureza e sua relação com a personalidade humana.
MAS O ESPETÁCULO COMEÇOU MESMO QUANDO SOARAM OS TAMBORES! A partir de então não tinha como entrar no clima! Iniciando com cantos nativos americanos de introspecção logo após uma breve explicação da palestrante sobre o fator feminino em cada ser, sempre com o intúito de quebrar o estigma de FEMININO / FRÁGIL / OBSCURO / MULHER, foi lindo quando a garotinha de aparência frágil soltou um vozeirão e mostrou dominar o tema embalada pelo toque de tambor de seu companheiro...UMA PERFEITA HARMONIA! Foi assim também quando ele apresentou o aspecto masculino do canto com o propósito de retirar o paradígma de MASCULINO / AGRESSIVO / DITADOR / OPRESSIVO / HOMEM, cantando entre assopros suaves em uma flauta de bambú ao som de vigorosas batidas de tambor de sua companheira! DANÇAMOS, MEDITAMOS e CANTAMOS, deixando as batidas dos tambores entrarem junto com o cheiro das ervas queimadas em nossa alma! Para finalizar o XAMÂ de origem brasileira nos emprestou chocalhos para que acompanhássemos em seu canto nativo cheio de energia espiritual, demonstrando sua grande experiência e domínio nesta arte! A esta altura ja estavamos acompanhados pelo sopro do instrumento todo adornado que parecia uma flauta gigante tocado pelo rapaz de origem negra. O frio foi embora dando lugar a uma energia de integração e amor ao próximo e suas diferenças! QUER CENÁRIO MELHOR QUE ESTE PARA INICIAR UMA MARATONA MÁGICA?

segunda-feira, 14 de junho de 2010

6ª CWED - UM CALDEIRÃO de FLORES


É incrível perceber a união de pessoas tão diferentes por fora porém com uma alma tão parecida! Buscando os mesmos propósitos, sedentos por uma gota de um mar de conhecimento capaz de mudar o rumo de suas vidas, ou reafirmar crenças e recarregar as energias! Todos procurando aproveitar cada segundo como se fosse o último, cada um a seu modo , seja contemplando, questionando, integrando...mas todos se entregando de corpo e alma e dispondo de todos os sentidos para capturar e absorver um pouco de uma energia imensa! Dava pra sentir a vibração de todos unindo-se, chocando-se e repelindo-se, misturando-se ou não, mas sempre em movimento. Conheci pessoas incríveis em sua intensidade e simplicidade, as quais me atraíram desde o princípio! Vi, ouvi e vivi coisas lindas, que encheram meus olhos, ouvidos e coração de encanto e magia...Parecia um outro mundo, outro lugar, longe das preocupações cotidianas, onde as pessoas vão apenas com o propósito de SE ENTREGAR e SE INTEGRAR...
FORAM TRÊS DIAS ETERNAMENTE MÁGICOS...QUE AO FINAL PARECERAM TRÊS SEGUNDOS!

WORKSHOPS QUE PARTICIPEI:
- TAMBORES e CANTOS NATIVOS PARA INTEGRAÇÃO;*
- MAGIA DRUÍDICA;*
- VISUALIZAÇÃO CRIATIVA;
- MEDITAÇÃO COMO PREPARAÇÃO PARA ATIVIDADES MÁGICAS;
- MAGIA, MEDITAÇÃO e DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO;*
- ANIMA e ANIMUS;*
(*) Todos foram maravilhosos mas estes foram especiais... Disponho-me a compartilhar tudo que aprendi!
OBRIGADO A DEUSA MÃE POR PERMITIR MINHA IDA, APROVEITAMENTO E RETORNO!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

...RESPIRE meu SABOR e DEGUSTE meu CHEIRO...



ERVAS PARA PERFUMAR E DEGUSTAR


Já notaram como no inverno nosso paladar e olfato aumentam? Que tal aproveitarmos para nos render ao perfume e sabores das ervas acendendo um incenso ou degustando um chá bem quentinho? Veja abaixo algumas ervas que fazem bem ao paldar e ao olfato, deliciem-se:
CHÁ de ALECRIM: retira o stress físico e mental, antidepressivo, contra-reumatismo, gota e auxílio na digestão.
INCENSO de ALECRIM: propcia limpeza, proteção, sorte, alegria e fortuna.
CHÁ de ALFAZEMA: contra insônia, excitação nervosa, dores de cabeça, tosse, asma e bronquite.
INCENSO de ALFAZEMA: clarividência, magia, paz, proteção e amor.
CHÁ de CAMOMILA: auxilia na digestão combatendo náuseas e dores abdominais, indicado também como calmante e para insônias.
INCENSO de CAMOMILA: traz paz, bons sonhos, auxilia na meditação e harmonia.
CHÁ de CASACA de LARANJA: diminui a ansiedade e a insônia.
INCENSO de FLOR de LARANJEIRA: calmante, energizante e atrai otimismo.
CHÁ DE ERVA CIDREIRA: combate a insônia e má digestão.
INCENSO DE ERVA CIDREIRA: estimula a inteligência.
CHÁ de ERVA-DOCE: alivia cólicas menstruais e cólicas abdominais de recém-nascidos.
INCENSO de ERVA-DOCE: atrai longeividade, fertilidade, sorte, ganhos e proteção.
CHÁ de EUCALÍPTO: combate inflamações das vias respiratórias, bronquites e tosse.
INCENSO DE EUCALÍPTO: bom para consagração, proteção e bons fluídos.
CHÁ de HORTELÃ: relaxante, combate a azia e vermífugo.
INCENSO de HORTELÃ: para repuso, prosperidade e libertação.
CHÁ de JASMIM: tônico, contra sonolência.
INCENSO de JASMIM: fertilidade, prosperidade, alegria e repouso.
CHÁ de MAÇÃ: sedativo.
INCENSO de MAÇÃ: abundância e saúde.
INCENSO de MEL: atrai harmonia.
INCENSO de MIRRA: exorcismo, proteção e sorte.
INCENSO de OPIUM: atrai vibrações positivas.
INCENSO de PATCHULI: magia, poder proteção e sensualidade.
INCENSO de ROSA: clarividência, harmonia e união.
INCENSO de SÂNDALO: amor e fidelidade.
INCENSO de DAMA-da-NOITE: encontros e sensualidade.
INCENSO de VERBENA: criatividade, magia e sucesso.
INCENSO de CRAVO: cura e energia.
INCENSO de ARRUDA: limpeza e proteção.
INCENSO de CANELA: ganhos materiais e paixão.

Esses são apenas alguns exemplos de ervas e frutas que podem ser usadas como chás e incensos, as mais comuns. Uma dica legal é a mistura de dois ou mais tipos de ervas num mesmo chá potencializando os sabores!
O PREPARO TAMBÉM É IMPORTANTE PARA A OBTENÇÃO DE UM CHÁ SABOROSO E CONSERVAR O EFEITO DAS ERVAS, INDICO SEMPRE A INFUSÃO, OU SEJA, MERGULHAR A ERVA NA ÁGUA PREVIAMENTE FERVIDA E ABAFAR POR ALGUNS MINUTOS DEPENDENDO DA INTENSIDADE E SABOR DESEJADOS.

SIGNIFICADO do YULE (solstício de inverno)

YULE - 21 de JUNHO (hemisfério Sul)

Os Sabbats nos contam uma das estórias da Deusa e do Deus, de sua relação e seus efeitos sobre a fertilidade da Terra, são uma forma de nos reconectarmos com os ciclos da natureza e celebrarmos a RODA do ANO. Saiba um pouco sobre o SABBAT DE YULE a seguir:

A Deusa dá à luz a um filho, o Deus, no Yule (21 de Junho). O Yule é uma época de grande escuridão e este é o menor dia do ano, marcando na natureza a chegada do inverno. Os Wiccanos celebram ocasionalmente o Yule pouco antes da aurora, e a seguir observam o nascer do sol, como se fosse o anúncio de um recomeço e a recompensa de seus esforços. Uma vez que o Deus é também o Sol, isto assinala o ponto do ano em que o Sol renasce, acendemos então velas e fogueiras para saudar o retorno da LUZ DO SOL. A Deusa, a Terra, inativa durante o inverno repousa após o parto, assim como a Terra para de florescer no inverno dando forças para as sementes colhidas no verão e replantadas no outono germinem e brotem novamente, completando assim seu ciclo! Para os Wiccanos contemporâneos esse é um lembrete que o produto final da morte é um RENASCIMENTO RECONFORTANTE para alegrar esses dias de frio e sossego!
O Yule tem uma forte relação com o Natal cristão e todas as datas religiosas que celebram nascimentos divinos! No dia postarei algumas receitas de incensos e dicas de como decorar nossos altares para celebrar O NASCIMENTO DO DEUS SÓL!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

CRIANDO O CÍRCULO MÁGICO


O círculo é construído com poder pessoal o qual é sentido e visualizado saindo do corpo através do punhal mágico ATHAME rumo ao ar. Quando ele se completa torna-se uma esfera de energia englobando toda a área de trabalho, sendo a visualização de uma esfera mais apropriada para definir um círculo de poder.
Uma marcação é geralmente feita no solo para definir onde o círculo toca a Terra. Podendo ser um risco de giz ou objetos que representem seu limite ex.

FLORES PARA RITUAIS DE PRIMAVERA, RAMOS DE PINHO PARA RITUAIS DE OUTONO E INVERNO, VELAS, CRISTAIS DE QUARTZO, CONCHAS e o que mais pedir sua imaginação e intuição!
Os pontos cardeais são em geral demarcados com velas ou instrumentos rituais que os represente como o pentagrama, um pote com sal ou terra podem ser colocados ao NORTE, sendo este o ponto referente aos assuntos do elemento TERRA como a estabilidade e fertilidade! Um incensário com incensos fumegantes podem ser colocados ao LESTE lar do elemento AR, referente aos assuntos da mente e intelecto, adivinhação, comunicação e movimento. Ao SUL uma vela acesa pode representar o FOGO com assuntos relacionados a paixão, transformação, força e saúde físicas, Porfim um cálice com água pode ser colocado a OESTE, representando o elemento ÁGUA e assuntos relacionados a emoção, mente psíquica, do amor, da cura, beleza e espiritualidade emocional!
O círculo é um produto de energia, uma construção palpável que pode com experiência ser sentida e percebida. Não é meramente um anel de barbante ou flores, mas uma barreira sólida e viável!

fonte pesquisada - GUIA ESSENCIAL DA BRUXA SOLITÁRIA de SCOTT CUNNINGHAM