SAMHAIN - 01 de MAIO

SAMHAIN - 01 de MAIO
TODO FIM é UM RECOMEÇO

sábado, 26 de junho de 2010

INSTRUMENTOS RITUAIS


O uso de instrumentos é comum em muitas religiões. Usados como símbolos de adoração e intento, direcionando o andamento do ato ritualístico, os instrumentos acabam se tornando parte importante da vivência mágica, pois cabe a eles comunicar o estado de consciência responsável pela prática mágica - o EU EMOCIONAL, que o Bruxo está disposto a realizar trabalhos mágicos, com elementos palpáveis e perceptíveis ao EU RACIONAL, possibilitando assim o contato com o EU DIVINO, responsável por fazer TUDO ACONTECER! Parece complicado? Pois o fato é que os instrumentos por si só não possuem poderes mágicos, sendo o folclore atribuído a alguns como VASSOURAS VOADORAS, VARINHAS MÁGICAS, ESPELHOS e BOLAS DIVINATÓRIAS muitas vezes o responsável por um erro comum e grave: A ATRIBUIÇÃO DE RESULTADOS SEJAM POSITIVOS OU NEGATIVOS A CERTO INSTRUMENTO OU TALISMÃ! Acreditar nisso pode ser a ruína do Bruxo, pois o ideal é alcançar um estado de desenvolvimento psíquico tal que o uso de instrumentos ou rituais para alcançar nossos objetivos torna-se desnecessário, sendo suficiente o DESEJO! Porém não devemos nos constranger por nutrir afeto a certos objetos ofertando-lhes cuidados e amor, pois uma coisa é certa em todas as línguas e religiões - AMOR GERA AMOR!

INSTRUMENTOS e suas ATRIBUIÇÕES RITUAIS:

- VELAS: Utilizadas para representar as DIVINDADES, os QUATRO ELEMENTOS NATURAIS e seu posicionamento no altar e no círculo através dos QUADRANTES (norte/ sul/ leste/ oeste) e os PROPÓSITOS MÁGICOS através de cores que remetam a um determinado objetivo!

- CALDEIRÃO: Representa o útero da DEUSA de onde tudo nasce e retorna, geralmente feito de metal negro associa-se ao interior da terra onde as sementes se rompem e germinam, usado para preparar poções, banhos, queimar ervas e pedidos em seu interior assim como para atos divinatórios quando cheio de água pura e colocado sob o reflexo da Lua Cheia para ser olhado firmemente até que as imagens brotem de nosso subconsiente e apareçam na água. É um símbolo poderosamente feminino onde cada um dos seus três pés representam uma FACE DA DEUSA!

- ATHAME ou PUNHAL: Um símbolo masculino devido ao seu formato fálico este instrumento é atribuído ao DEUS, sua utilidade gera muitas fantasias e confusões conceituais, pois sua função é DIRECIONAR a ENERGIA INTERIOR como uma extensão de nossa mão e nossos dedos apontando e tocando tudo que se pretende energizar e desenhando no espaço formas, palavras, letras e até mesmo o CÍRCULO MÁGICO (ver posts anteriores). Por não possuir fio de corte em sua lâmina sua função não é cortar ervas e MUITO MENOS SACRIFICAR ANIMAIS o que é uma prática INTOLERÁVEL EM NOSSA RELIGIÃO! Seu cabo preto geralmente de madeira absorve a energia, sendo necessária sua "limpeza" energética eventualmente!

- BOLLINE: Faca de cabo branco com lâmina de corte utilizada para cortar ervas, galhos e fazer inscrições em velas!

- TAÇA: Assim como o caldeirão representa o útero da Deusa, onde é servida a bebida ritual como o vinho, leite, água etc...

- COLHER de PAU: Na época da inquisição os praticantes da arte faziam uso de ferramentas de utilidade doméstica em seus rituais, a colher é um exemplo disso! Seu formato fálico direciona a energia, podendo ter a utilidade prática de misturar ingredientes no caldeirão, gesto esse que por si só já representa o ato masculino de introdução e fertilização no útero!

- INCENSÁRIO: De utilidade prática (queimar incensos) é um importante instrumento geralmente relacionado ao elemento AR por causa da fumaça e ao elemento FOGO devido a brasa que consome o incenso.

- PENTAGRAMA: Uma estrela de cinco pontas feita de metal ou entalhada em madeira é talvez o instrumento mais popular da magia, possuindo vários significados como os cinco elementos - TERRA/ FOGO/ ÁGUA/ AR/ ÉTER, suas cinco pontas abertas podem representar um ser humano posicionado com braços e pernas abertos, alguns o atribuem especificamente ao elemento TERRA colocando ao norte do altar ou no centro utilizando para reenergizar os demais instrumentos. Pode ser colocado pendurado em portas e janelas para atuar como protetor e também muito usado como pingente no pescoço de praticantes para se reconhecerem como tais!

- VASSOURA: Não não existem vassouras voadoras! Elas são usadas para "varrer" energia negativa de ambientes sem tocar o chão, ou para a limpeza e preparação energética da área ritual. Simboliza a união do DEUS (cabo) e da DEUSA (pêlos) e quando colocada na porta de entrada da casa de cabeça para baixo protege a morada contra energias negativas e pessoas mal-intencionadas!

- SINO: De toque suave ou vigoroso dependendo do material que é feito emite sons que remetem á DEUSA usado para sua evocação em rituais assim como para alcançar estados alterados de consciência através da meditação sob seu som!
Esses são apenas alguns dos diversos instrumentos utilizados em rituais e práticas mágicas, sem contar com instrumentos que você pode adaptar e que tenham valor sentimental, sendo importante atribuir-lhe uma função clara e específica! PRODUZA SEMPRE QUE POSSÍVEL SEUS PRÓPRIOS INSTRUMENTOS pois assim eles já nascerão imbuídos de sua energia pessoal! Limpe enrgize seus instrumentos com frequência, guardando-os com carinho e cuidado se possível num local onde só você manuseie! NUNCA MEXA OU UTILIZE INSTRUMENTOS ALHEIOS SEM A PERMISSÃO DE SEUS DONOS! E lembre-se pratique muito pois COM AMOR E DEDICAÇÃO A PRÁTICA LEVA Á PERFEIÇÃO!...Abençoados sejam!

Nenhum comentário: